quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Já terminei o meu processo, do qual me orgulho muito "

O RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, deu-me uma nova oportunidade, já depois de adulto, em validar e certificar as competências que adquiri ao longo da minha vida.
Competências / experiências pessoais e profissionais que estavam esquecidas e que eu julguei já não me servirem para nada. No entanto, com este sistema de ensino / aprendizagem tudo é valorizado, tanto a nível pessoal como profissional.
Tive conhecimento deste processo, através de uma conversa entre amigos e decidi inscrever-me na junta de freguesia da minha aldeia. Fiquei logo entusiasmado com esta minha decisão. Estou aqui com muita vontade de ir mais além, porque aprender compensa e foi com a ajuda dos profissionais e formadores do RVCC do Centro de Formação, que se deslocavam ao Barco, que estou, hoje, em posição de elaborar esta pequena reflexão.
Já terminei o meu processo, do qual me orgulho muito.
Todos estes trabalhos foram realizados com base em situações da minha vida pessoal e profissional, com base nas minhas relações interpessoais, apoiando-me nas minhas convicções, ideais e reflexões acerca da vida, do mundo, dos outros, da sociedade em si. Aprendi a fazer uma autoavaliação dos meus conhecimentos / dos meus saberes culturais, sociais e científicos.
Sem desvalorizar as outras áreas de competências - chave, posso afirmar que gostei particularmente da área de Cidadania e Profissionalidade. Permitiu-me reflectir de forma mais profunda e consciente sobre determinados temas que afectam o mundo actual e que muitas vezes aceitamos de forma passiva, tais como os Direitos Humanos, os preconceitos, a discriminação, a violência, o papel das Organizações Mundiais Governamentais e Não Governamentais que lutam para um mundo melhor, o meu papel na sociedade e a maneira de interagir com ela. Partilhei vivências democráticas através da aprendizagem reflexiva da cidadania democrática e da sua prática comunitária apelando ao pensamento crítico e à reflexão.
Resumindo: pesquisei, procurei, naveguei, li, escrevi, troquei ideias, debati e defendi as minhas ideias, passei muitas horas sentado em frente ao computador, mas não foram horas perdidas, foram horas passadas em busca do saber e hoje, sinto-me muito mais rico com a aquisição do novos saberes / aprendizagens / conhecimentos que fui adquirindo de forma autónoma ao logo de todo este processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Luís Serra
Itinerância: Barco

Sem comentários: